Imprimir
PDF

Anadef participa de reunião da Aidef

Escrito por Imprensa em .

A Anadef está participando, nessa semana, do encontro da Associação Interamericana de Defensorias Públicas (Aidef), na Cidade do México. Representada pelo vice-presidente Vladimir Correia, a participação da Anadef é fundamental para valorização da Defensoria Pública e das defensoras e defensores em caráter mundial.

WhatsApp Image 2019-07-29 at 15.46.18A Associação Interamericana de Defensorias Públicas – AIDEF foi oficializada em 18 de outubro de 2003, na cidade do Rio de Janeiro, quando assinada sua ata constitutiva, posteriormente registrada na Guatemala (país-sede), no dia 04 de junho de 2009.

A sua finalidade primordial é viabilizar a coordenação e a cooperação interinstitucional com vistas ao fortalecimento das Defensorias Públicas das Américas e dos Escritórios de Assistência Jurídica do Caribe. Assim, garante uma rede de proteção à Defensoria e, assim, aos defensores, bem como aos direitos humanos, diante da soma de esforços.


A participação da ANADEF na articulação interamericana e internacional tem, portanto, papel primordial para melhor consagração dos direitos humanos através do modelo de Defensoria Pública o que traz benefícios também para a DPU e Defensores Públicos, que assim tem respaldo internacional contra quaisquer retrocessos às conquistas já obtidas.

Importante pontuar, dentre os avanços dessa união internacional, é a provação de resoluções da Organização dos Estados Americanos em favor da concessão de autonomia para as Defensorias e também a assinatura de convênio com a Comissão e Corte Interamericanas de Direitos Humanos para indicação de defensores públicos interamericanos para atuarem perante o Sistema Interamericano de Direitos Humanos – SIDH.


A AIDEF tem sido importante na efetiva estruturação da DPU e, sobretudo, para que possamos cumprir o comando da EC 80.
Assim, A ANADEF, ao participar desses debates, está acompanhando todas as articulações internacionais fundamentais para o desenvolvimento do Sistema Interamericano de Direitos Humanos.

Sobre a Aidef
Fundada em outubro de 2003 durante o II Congresso Interamericano de Defensorias Públicas, no Rio de Janeiro, a Associação Interamericana de Defensorias Públicas (AIDEF) é uma associação de defensores públicos cujo principais objetivos estão na defesa e eficácia dos direitos humanos, e promovendo independência e autonomia das Defensorias Públicas e Associações das Américas e do Caribe.
Atualmente, a Associação é formada por representantes de 18 países: Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Chile, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.