Imprimir
PDF

Defensoria Pública é prestigiada em sessão solene no Senado

Escrito por Imprensa em .

A Defensoria Pública foi homenageada em sessão especial no plenário do Senado Federal na manhã desta segunda-feira (3). A solenidade, que teve como objetivo comemorar o Dia Nacional da Defensoria Pública, celebrada no último de 19 de maio, foi presidida pelo senador Paulo Paim.

IMG 3228Em seu discurso, o presidente da Anadef, Igor Roque, citou a PEC das Comarcas (que originou a Emenda Constitucional 80) para falar sobre o déficit de defensoras e defensores em relação à demanda das pessoas atendidas pela Defensoria Pública da União: "Ao contrário do que deveria acontecer, temos feito um esforço hercúleo para não fechar unidades. A EC 95 é absolutamente nefasta à DPU. (...) Fica um apelo ao Legislativo, ao Executivo, que olhem pela Defensoria", afirmou.

 "A DPU precisa estar em estado permanente de provocação, de insatisfação crônica. Precisamos chamar atenção, não só dos parlamentares como de toda a população para reconhecer a desigualdade do nosso país e fortalecer as instituições que buscar diminuir essas arestas sociais", finalizou o defensor público federal.
Além de Roque, compuseram a mesa o defensor público-geral federal Gabriel Faria Oliveira, o presidente do Colégio Nacional dos Defensores Públicos Gerais (Condege), José Fabrício Silva de Lima, o presidente da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (Anadep), Pedro Paulo Coelho, e a defensora pública-geral do Distrito Federal Maria José Silva Souza de Nápolis. O senador Paulo Rocha e o deputado Waltenir Pereira também prestigiaram a sessão e defenderam o trabalho da Defensoria.