Imprimir
PDF

Novo defensor público-geral federal Gabriel Faria Oliveira toma posse em Brasília

Escrito por Imprensa em .

Gabriel Faria Oliveria foi oficializado pelo presidente Michel Temer como novo defensor público geral-federal na manhã desta quarta-feira (7). A cerimônia de posse, transmitida ao vivo pela TV NBR, aconteceu na sede da Defensoria Pública da União em Brasília.

31895265308 15fdc68b0a b

Momentos antes de assinar o termo de posse, o presidente Michel Temer defendeu o papel igualitário da Instituição no acesso à Justiça: “O que faz a Defensoria Pública é buscar uma harmonia, o fim da litigiosidade e a proteção daqueles que, economicamente, não podem contratar um advogado”, afirmou.

Já o discurso de Gabriel teve tom social: “Manteremos em nossa atuação, por dever constitucional, a premissa de presunção de inocência das pessoas, onde a culpa se forma somente com a condenação judicial", concluiu.

Compuseram a mesa da cerimônia a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, o ministro dos Direitos Humanos, Gustavo Rocha, o ministro-presidente do Superior Tribunal Militar (STM), José Coêlho Ferreira, e o subdefensor público-geral federal Jair Soares Junior. O presidente da Anadef, Igor Roque, também esteve presente na solenidade representando a Associação.

Oliveira foi o mais votado pela carreira em lista tríplice, sabatinado pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e passou pela aprovação do Senado Federal.

DPGF

Natural de Florianópolis-SC, Gabriel Faria Oliveira tem 39 anos e é Bacharel em Direito pela Universidade do Federal de Santa Catarina (UFSC) e pós-graduado em Direito Público pela Universidade do Vale do Itajaí. Atua como defensor público federal desde 2006 e já presidiu a Associação Nacional dos Defensores Públicos Federais no biênio 2011-2013.

 

Fotos: Ascom/DPU