Imprimir
PDF

Quem somos

Escrito por ANADEF em .

A Associação Nacional dos Defensores Públicos Federais - ANADEF, foi fundada em 2 de julho de 1981, sob a denominação originária de Associação dos Membros da Assistência Judiciária Militar Federal.

Com a edição da Lei Complementar n. 80/94, atendendo-se à determinação expressa prevista nos artigos 5º, inciso LXXIV e 134 da Constituição Federal de 1988, foi criada a instituição Defensoria Pública da União e a carreira dos Defensores Públicos da União, modificando-se a denominação da entidade e adequando-a à nova ordem constitucional.

Chamada originalmente de Associação Nacional dos Defensores Públicos da União - ANDPU, passou a se chamar Associação Nacional dos Defensores Públicos Federais - ANADEF a partir da sanção da Lei Orgânica da Defensoria Pública, em 2009, que criou nova denominação para os Defensores Públicos. É uma entidade de classe de âmbito nacional e, dentre seus inúmeros objetivos estatutários, destacam-se o fortalecimento da Defensoria Pública da União e da carreira de Defensor Público da União.

Ao longo de seus mais de 29 anos de existência, tem se dedicado à temática da assistência jurídica integral, gratuita e pública aos necessitados, defendendo intransigentemente os agentes políticos responsáveis por tão relevante atribuição: os Defensores Públicos.