Imprimir
PDF

ANADEF esclarece TV Globo sobre papel do defensor público

Escrito por Imprensa em .

Causou preocupação à Defensoria Pública o trecho da novela "A força do querer", exibido na segunda-feira (12) pela TV Globo. No trecho em questão, a personagem afirma que a Defensoria Pública se trata de "loteria", sendo formada tanto por advogados "bons", como por "péssimos" profissionais. Tal afirmação, depreciativa, demonstra total desconhecimento da produção da telenovela em relação ao trabalho desempenhado pela carreira de defensores públicos, o qual a Associação Nacional dos Defensores Públicos Federais - ANADEF vem esclarecer por meio desta nota.

Os defensores públicos são os profissionais responsáveis por resguardar o direito do acesso democrático à Justiça. Dada sua incumbência constitucional de prestar assistência integral e gratuita ao cidadão necessitado, são selecionados mediante rigorosos certames, constituindo, sem dúvidas, uma das carreiras de maior competência do âmbito jurídico. São defensores intransigentes do devido processo legal, da ampla defesa e das garantias e liberdades individuais. Ademais, são profissionais vocacionados, comprometidos com a questão social e que têm como propósito a garantia dos direitos das minorias e daqueles brasileiros que constituem a parcela mais vulnerável da sociedade.

Especificamente sobre a carreira do defensor federal, a ANADEF ressalta que a categoria se consolidou como instrumento de afirmação da Democracia, sendo responsável pela defesa judicial e extrajudicial de mais de 140 milhões de pessoas em situação de pobreza. Ao lado dos profissionais em âmbito estadual, os defensores federais têm se destacado pelo constante manifesto acerca de questões envolvendo direitos fundamentais, desempenhando, assim, papel protagonista na proteção dessas garantias.

Por fim, a Associação Nacional dos Defensores Públicos (ANADEP) e a Associação Nacional dos Defensores Públicos Federais (ANADEF) encaminharam, nesta terça-feira (13), ofício à Rede Globo acerca de cena veiculada na novela “A Força do Querer”. Com isto, a ANADEP e a ANADEF se colocam à disposição da produção, direção e do autor da novela para informar acerca das atividades desenvolvidas pela Defensoria Pública. O documento, na íntegra, pode ser visualizado aqui: pdf download3